Inbound Marketing e Marketing de conteúdo – Qual devo implantar?

Não tem certeza do que é marketing de conteúdo? E o inbound marketing?
Quais dessas estratégias você precisa para seu site ou negócio? Você pode usar apenas um ou deve confiar em ambos?

Inbound Marketing

Se você estiver lendo esta página, presumiremos que você não tem certeza se o marketing de conteúdo ou o inbound marketing – ou ambos – são a escolha certa para sua marca ou como eles podem beneficiá-lo.

Continue lendo para aprender tudo sobre os dois métodos de marketing, por que eles são importantes e como eles podem beneficiá-lo.

O que é Marketing de Conteúdo?

marketing de conteúdo

O termo “marketing de conteúdo” foi usado pela primeira vez em 2001. Foi usado para descrever como as marcas usavam o conteúdo desenvolvido por elas para comercializar para os consumidores.

Em vez de métodos tradicionais, como comerciais, publicidade impressa ou outdoors, o marketing de conteúdo dependia de revistas, blogs e livros para apresentar os clientes às empresas.

Embora o termo seja relativamente novo e tenha se tornado realmente um conhecimento comum nos últimos anos, a prática do marketing de conteúdo existe há mais de cem anos.

Um dos primeiros exemplos é de 1895, quando a John Deere começou a distribuir uma revista chamada The Furrow para seus clientes.

Alguns anos depois, em 1904, a Jell-O distribuiu um livro de receitas gratuito para os clientes, que contribuiu para mais de um milhão de dólares em vendas.

O marketing de conteúdo geralmente envolve a criação de conteúdo que um cliente no grupo-alvo ou na demografia da marca achará útil ou interessante.

Mesmo que o conteúdo não contenha um forte apelo à ação ou force os produtos ou serviços da marca, sua existência ainda poderá criar afinidade com a marca em questão.

À medida que mais e mais consumidores ajustam os métodos de marketing invasivos e ignoram as propostas de vendas, o marketing de conteúdo surgiu como uma maneira preferida de construir lentamente relacionamentos com clientes em potencial, e são esses relacionamentos que levam às vendas.

O que é inbound marketing?

Inbound Marketing
O inbound marketing, como o marketing de conteúdo, existe há muitos anos, mas só emergiu como o método de marketing preferido nos últimos 5 a 10 anos.

A prática se tornou tão importante no cotidiano das empresas, que hoje em dia existem Agências especializadas em Inbound Marketing como a Webtrends.

Novamente, à medida que os consumidores aprendem a ignorar mensagens invasivas de vendas, as marcas precisam procurar novas maneiras de alcançar clientes em potencial e convertê-los em compradores.

A premissa do inbound marketing é que os clientes não estão interessados ​​em ser interrompidos com o marketing enquanto estão fazendo outra coisa.

No entanto, quando eles próprios procuram uma empresa ou serviço – o “inbound” no marketing de inbound marketing -, eles são muito mais propensos a aceitar uma oferta direcionada ou a responder a uma chamada à ação.

O inbound marketing se concentra em fornecer o conteúdo certo para o cliente certo, na hora certa.

Muitas táticas de inbound envolvem direcionar e incentivar ações específicas.

Por exemplo, um programa de inbound marketing pode incluir a exibição de um pop-up para um visitante repetido, pois é mais provável que eles se inscrevam em uma lista de e-mails do que alguém que está visitando um site pela primeira vez.

Muitos métodos são utilizados como parte do marketing de entrada, incluindo blogs, white papers, guias e vídeos.

A grande maioria dos blogs de sucesso utilizam o inbound marketing como principal estratégia para conquistar e fidelizar clientes.
Aqui no Gerenciando Web aplicamos vários métodos de inbound marketing e tem gerado resultados consideráveis.

Essencialmente, em vez de fazer marketing às cegas para cliques e visualizações, a entrada se concentra em disponibilizar o tipo certo de conteúdo para quem decide que deseja ou precisa.

Qual a diferença entre o conteúdo e o inbound marketing?

diferenças de marketing

Embora o marketing de conteúdo e o inbound marketing tenham muito em comum, existem algumas diferenças.

O marketing de conteúdo concentra-se na criação e distribuição de conteúdo em vários canais – por exemplo, redigindo um guia, compartilhando-o nas mídias sociais e garantindo que ele seja lido e compartilhado por aqueles que o acharem aplicável.

Enquanto isso, o inbound marketing se concentra na criação de um site e seu conteúdo, atraente o suficiente para obrigar algum tipo de ação do visitante – seja uma compra, o preenchimento de um formulário ou apenas um acompanhamento nas mídias sociais.

Embora o marketing de conteúdo esteja focado na construção de relacionamentos por meio do conteúdo, o inbound marketing é uma atividade de “visão geral” que usa muitas atividades e métodos para, eventualmente, inspirar um cliente a agir.

A maioria dos programas de marketing de conteúdo concentra-se em blogs e criação de conteúdo, enquanto o inbound marketing abrange uma grande variedade de métodos, desde mídias sociais a blogs e vídeos.

Inbound Marketing e Marketing de conteúdo é a mesma coisa?

Inbound Marketing e Marketing de conteúdo

Se você ler o suficiente sobre o inbound marketing e o marketing de conteúdo, poderá ver a crença expressa de que o inbound marketing e o marketing de conteúdo é exatamente a mesma coisa, e que aqueles que usam os dois termos estão se atrapalhando.

Há alguma verdade nisso, mas também há algumas distinções importantes entre os dois.

O inbound marketing e uma estratégia de marketing de conteúdo são semelhantes porque ambos envolvem uma visão mais holística do marketing, focada na satisfação das necessidades dos visitantes ou dos clientes.

Ambos são ininterruptos e dependem da criação lenta e constante de um relacionamento entre a marca e o cliente para fazer uma venda.

No entanto, conteúdo e inbound marketing não são os mesmos porque as atividades envolvidas são diferentes.

De fato, não seria incorreto dizer que o marketing de conteúdo faz parte de uma estratégia de inbound marketing.

O inbound marketing refere-se aos métodos utilizados para converter um visitante em um cliente depois que eles terminam em um site.

O marketing de conteúdo é apenas uma seção disso, porque se concentra em métodos muito específicos de criação e distribuição de conteúdo.

Portanto, embora ambos sejam métodos de marketing modernos e ininterruptos, na verdade não são a mesma coisa.

Eles podem ter o mesmo objetivo final, mas os métodos que envolvem são diferentes.

Um método é melhor que o outro?

Inbound-Marketing-ou-Marketing-de-conteúdo

Idealmente, o conteúdo e o recebimento devem fazer parte da sua estratégia de marketing online.

Nenhum dos métodos é melhor que o outro e, quando usados ​​juntos, podem criar resultados fantásticos.

O inbound marketing é necessário porque tornará o seu site ótimo.
Os métodos usados ​​e o conteúdo disponibilizado podem levar os visitantes a agir e a se converter em clientes.

Enquanto isso, o marketing de conteúdo tornará seu site mais atraente para os visitantes. Isso fornecerá a eles material útil que os convence de que você é o parceiro certo e também pode beneficiar seus rankings nos mecanismos de pesquisa.

Esses métodos podem aumentar sua presença, gerar mais leads, criar relacionamentos incríveis com os clientes e compartilhar seu conteúdo repetidamente.

Ao utilizar os dois, você aumenta a probabilidade de sua marca ter sucesso online.
Neste processo é necessário utilizar diversas ferramentas que facilitam e automatizam as estratégias de marketing.
Aqui no Gerenciando Web utilizamos as ferramentas listadas nesta pagina. Se tiver alguns minutos, confira.

Se ficou com dúvidas comente. Vamos lhe responder o mais breve.
Até o próximo artigo.

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