Como instalar o WordPress na DigitalOcean com WordOps

Olá. Seja muito bem vindo(a).
Aqui quem escreve é o Gabriel do Gerenciando Web.

Neste artigo você vai aprender como instalar o WordPress de forma super otimizada em servidores cloud da Digital Ocean utilizando o WordOps, um script de configuração e gerenciamento de servidores otimizado para WordPress que é muito fácil de utilizar e permite maximizar desempenho e segurança de seus sites.

Para facilitar a organização deste artigo vamos primeiramente descrever os serviços e recursos que vamos utilizar e finalmente, no final do artigo vamos disponibilizar uma sequência de aulas em vídeo ensinando todas as configurações na prática e passo a passo.

Por favor, veja o conteúdo completo na sequência que está organizado neste post para facilitar a compreensão e aplicação.

Por utilizar o WordPress

Wordpress

Primeiramente preciso lhe falar um pouco sobre o WordPress e por que consideramos ele o melhor CMS para criação de sites e blogs.

O WordPress é uma plataforma muito conceituada no mercado, disponibiliza recursos ilimitados, é fácil de instalar, configurar, gerenciar e atualmente o CMS mais utilizado para criar sites e blogs.
Em torno de 35% de todos os sites existentes são criados com o WordPress. Isso faz com que tenha muito mais informação sobre ele disponível na internet o que o torna cada vez mais popular.

Por ser baseado em licença Open Source qualquer pessoa com conhecimento pode participar da comunidade e auxiliar no desenvolvimento do WordPress, temas e plugins o que torna o WordPress mais robusto a cada dia.

Isso possibilita a execução de qualquer projeto sem que sejam necessários conhecimentos avançados de programação ou design.

Devido a essa grande facilidade de utilização e flexibilidade de recursos também utilizamos e recomendamos o WordPress aqui no Gerenciando Web.

Se você quer conhecer mais motivos pelos quais recomendamos o WordPress veja o post como criar um blog de sucesso.

Servidor Cloud e Hospedagens Compartilhadas

Hospedagem de sites

Neste momento também é muito importante que você entenda a diferença entre servidores cloud e hospedagens compartilhadas, pois isso é fundamental para alcançar resultados significativos com seus sites ou blogs.

Hospedagem compartilhada

Como o nome já diz a hospedagem compartilhada compartilha os recursos do servidor entre todos os usuários, geralmente entrega recursos mínimos para seus clientes, uma configuração pré definida sem flexibilidade de configurações e com segurança falha.

Não posso generalizar, mas a grande maioria das hospedagens compartilhadas realizam o Overselling, ou seja, vende mais planos que os recursos do servidor comportam o que novamente gera diversos problemas sendo os mais comuns, quedas constantes e lentidão.

Inicialmente, para projetos muito pequenos, para realizar testes ou mesmo para adquirir experiência até é possível utilizar uma hospedagem compartilhada.

Mas se você quer sites rápidos e seguros a utilização de algo mais robusto é essencial.

Atualmente não vejo mais a possibilidade de utilizar hospedagens compartilhadas para trabalhar profissionalmente.

Servidores Cloud

Um servidor Cloud é a melhor alternativa que temos atualmente para hospedar nossos sites e blogs.

Trata-se de um servidor onde você contrata os recursos que você precisa e tem total autonomia e flexibilidade para diminuir ou aumentar esses recursos conforme seu projeto precisar.
O servidor é seu, os recursos do servidor são dedicados a seu site e não compartilhados para dezenas de contas.

→→Isso garante mais estabilidade, confiabilidade, segurança, desempenho, maior autonomia, melhor posicionamento orgânico, mais tráfego, suporte a alto tráfego, escalabilidade, melhor experiência do usuário, menor taxa de rejeição, mais leads, mais vendas e custo reduzido.

A lista de benefícios diretos e indiretos é muito grande.
Por isso insisto. A utilização de servidor de qualidade é indispensável para alcançar o esperado sucesso na internet com sites e blogs.

Acredito que agora você esteja pensativo referente ao custo de um servidor cloud e imaginando que custa uma pequena fortuna.

Muito pelo contrário. O valor é super em conta e geralmente você paga por recursos utilizados.
Atualmente um servidor de 1GB de memória ram com 1 núcleo de processamento e 25GB de armazenamento em SSD tem custo média de apenas U$ 5,00/mês.

Um servidor com as especificações acima pode ser utilizado para hospedar múltiplos sites com alto desempenho e segurança.

O que inicialmente se torna barreira para a maioria das pessoas é o fato do Cloud ser um servidor com sistema operacional Linux (sistema operacional a escolha) e que precisa ser configurado para ter a capacidade de hospedar sites.

Em outras palavras, o Cloud é um servidor e não um serviço de hospedagem.

Você pode por exemplo configurar um Cloud para ser um servidor de jogos, uma nuvem de armazenamento de arquivos particular e diversos outros.
No nosso caso vamos configurar o Cloud para ser uma hospedagem aprimorada para WordPress, muito rápida e segura.

Já já vou lhe ensinar como instalar o WordPress na Digital Ocean.
Mas antes preciso lhe explicar algumas coisas.

Empresas de Cloud

Servidor Cloud

Com uma rápida busca no Google você vai encontrar muitas empresas de Cloud com valores muito variados.
Nossa recomendação é que você escolha uma empresa de Cloud mais conceituada com estrutura física de maior qualidade e com data centers em diversos locais no mundo, de preferência próximos ao Brasil.

Neste post vamos trabalhar com DigitalOcean mas Vultr, Linode, Google Cloud e Amazon também são excelentes opções.

Nossa recomendação é que você abra sua conta em diversos serviços de Cloud.
Isso por que o processo de abertura de conta pode ser um pouco burocrático, em alguns casos pode ser necessário o envio de cópia de seu documento de identidade, carteira de motorista ou passaporte.
Acredito que isso é algo muito importante, pois um cloud é muito flexível, poderoso e pode ser utilizado por algumas pessoas com finalidade de aplicar alguma prática ilegal ou utilizado para aplicação de golpes de diversos tipos.

Por isso, é importante que as empresas de cloud sejam rigorosas com abertura de novas contas não permitindo contas falsas.

A boa notícia é que temos cupons de desconto para diversos serviços de Cloud.
Abra sua conta clicando nos links abaixo para ter acesso a descontos exclusivos que podemos disponibilizar.

  1. Cupom Digital Ocean U$ 100,00 válidos por 60 dias: Clique Aqui.
  2. Cupom Vultr U$ 100,00 válidos por 60 dias: Clique Aqui.
  3. Preços diferenciados Linode: Clique aqui (Cupom não está sempre disponível)

Neste post em específico vamos trabalhar com DigitalOcean, mas o que você vai aprender aqui pode ser aplicado a qualquer servidor cloud, de qualquer empresa, desde que o cloud siga os mesmos requisitos de sistema operacional que recomendamos.

DigitalOcean

A Digital Ocean é um excelente serviço de Cloud.
Utilizo a Digital Ocean a diversos anos e não tenho nenhuma reclamação.
Eles têm a disposição data centers em diversos lugares do planeta sendo o mais próximo em Nova Iorque o que é excelente para utilização no Brasil.
A DigitalOcean oferece recursos avançados e muita flexibilidade para contratação e gerenciamento de clouds.

Podemos fazer backups em tempo real, aumentar e diminuir os recursos do servidor conforme necessário, muitos aplicativos pré configurados prontos para utilização e uma série de recursos muito práticos e eficientes que tornam nosso dia a dia mais produtivo.

Os preços dos servidores da DigitalOcean são muito em conta e cobrados por hora de utilização.
O gerenciamento do faturamento é simples e intuitivo, isso garante que não terá surpresas no final do mês.
Nossa recomendação é contratar inicialmente um servidor pequeno de U$ 5,00/mês no qual é possível hospedar diversos sites WordPress e monitorar o uso de recursos do servidor como uso de processador, memória e também armazenamento em disco.
Somente recomendamos aumentar os recursos do servidor se tiver um uso elevado de recursos o que vai acontecer somente com sites que possuem tráfego considerável ou executam tarefas muito pesadas.

⇒Temos alunos que utilizam servidores de apenas U$ 5,00/mês para hospedar sites com tráfego muito alto, alguns superando os 500 usuários on-line em simultâneo.

O que quero dizer com isso é que os serviços da Digital Ocean são de excelente qualidade e com preços muito baixos.
Se ainda não tem conta cadastre-se utilizando esse link e receba U$ 100,00 de crédito para testar os serviços.

DNS com CloudFlare

DNS CloudFlare

O DNS é o serviço que faz a conexão entre domínio e servidor. Para essa função utilizamos os serviços da CloudFlare.
Com a utilização do CloudFlare temos diversos benefícios como por exemplo CDN que otimiza ainda mais o desempenho, bloqueio de bots que otimiza a segurança e mais alguns.
O legal é que esses recursos estão disponíveis mesmo em contas gratuitas do CloudFlare.

Uma conta no CloudFlare é essencial para instalar WordPress em servidores Cloud Digital Ocean.

Para abrir sua conta no CloudFlare utilize esse link.

WordOps

WordOps

Quando contratamos um servidor Cloud geralmente o recebemos apenas com o sistema operacional, ou seja, ele precisa ser configurado para hospedar sites.

É neste momento que precisamos do WordOps.
O WordOps é um script de configuração de servidores Cloud, Vps, ou Dedicado que vem de encontro às necessidades de qualquer empreendedor que utiliza o WordPress.

Além de fornecer alta performance, segurança avançada, fácil utilização ainda pode reduzir significativamente seu custo com hospedagem para sites WordPress.

O WordOps é um software de configuração de servidores Open Source (gratuito) otimizado para alta performance o que permite ter alto desempenho e alto tráfego mesmo com os servidores mais pequenos de serviços de Cloud como Digital Ocean, Vultr, Linode e outros.

Utilizando o WordOps você terá total autonomia sobre seu servidor e não vai mais depender de suporte de terceiros para dúvidas ou dificuldades rotineiras que envolvem hospedagem de sites WordPress.

A utilização do WordOps automatiza diversas tarefas que garantem máximo desempenho e segurança aprimorada.

Configuração do Cloud com WordOps

Como já mencionei anteriormente o WordOps é um script otimizado para WordPress.

É uma versão otimizada e melhorada do EasyEngine V3.
Suas configurações  incluem Nginx, Php7.2, Php7.3, Php7.4, MariaDb, Redis Cache, FastCgi Cache, Brotli, Gzip e diversos outros.

O WordOps também conta com diversos recursos de administração como instalação fácil de SSL letsEncrypt, PhpMyAdmin, Adminer, gerenciador de arquivos para multiusuários, monitoramento do servidor com NetData entre outros.

Obs: O WordOps é a forma mais eficiente de configuração de servidores que já testei levando em conta o que realmente importa. Desempenho, segurança, fácil utilização e principalmente baixo custo.

Instalação do WordPress

Instalação do WordPress

Utilizando o WordOps a instalação do WordPress é realizada através de um único comando.
O processo de instalação do WordPress é completamente otimizado com cache, compactação de scripts e diversas outras regras personalizadas para otimizar o site.
Em outras palavras, realizando a instalação do WordPress o site já está completamente configurado e otimizado não tendo a necessidade de fazer qualquer tipo de alteração ou instalação de plugins para fins de otimização em geral. .

Instalação de SSL LetsEncrypt

SSL LetsEncrypt

Atualmente podemos considerar obrigatório a utilização de SSL.
Em servidores Cloud com WordOps a ativação do SSL LetsEncrypt é realizada com um simples comando.
A verificação do desafio do LetsEncrypt é realizada por DNS o que garante a instalação e renovação do SSL sem nenhuma falha.
Outra grande vantagem é que a correção de links de http para https é realizada de forma automática através do Wp-Cli juntamente com a instalação. Isso garante a indicação de site seguro no navegador sem a necessidade de instalação de plugins externos ou processos complicados para correção de links.

Otimização de segurança

Segurança do WordPress

Para segurança do servidor e dos sites o WordOps implementa diversas soluções baseadas em regras de bloqueio do próprio Nginx, utiliza Fail2Ban para bloqueio de DDOS com regras personalizadas para WordPress e ainda utiliza o Ultimate Nginx Bad Bots Blocker para o bloqueio de bots.

Otimização de desempenho

Otimização de desempenho para WordPress

Para desempenho servidores Cloud com WordOps tem muitos benefícios.
De maneira automática o WordPress recebe algumas configurações personalizadas para aumentar o limite de memória do WordPress, o que faz o site responder mais rápido mesmo na área administrativa.
Para compactação de recursos o Gzip é ativado por padrão o que reduz significativamente o tamanho de arquivos CSS, Java, Html e Imagens.
Para cache o WordOps já inclui em sua instalação alguns pacotes de configuração nível servidor.
Recomendamos a utilização do FastCgi, um completo sistema de cache otimizado e inteligente que gera os arquivos estáticos de maneira eficiente e realiza a limpeza do cache de forma dinâmica sempre que é detectada a alteração de uma página.

Com essa configuração você tem em mãos configurações de desempenho excelentes que garantem sites muito rápidos e estáveis.

Mas obviamente cabe ao usuário manter as boas práticas na utilização do site.
Veja abaixo algumas recomendações:

  1. Cuide principalmente com excesso de plugins que estes são grandes vilões de desempenho. Busque sempre utilizar o mínimo possível e opte por plugins populares que já são utilizados por muitas pessoas pois estes costumam ser otimizados tanto em desempenho e principalmente segurança.
  2. Observe com atenção as imagens que utiliza no site. De preferência a imagens com formatos modernos como imagens em webp por exemplo que tem boa qualidade e tamanho de arquivo costuma ser menor o que ajuda muito no desempenho.
  3. Cuidado com códigos de terceiros como por exemplo Google, Facebook, YouTube e diversos outros. O excesso de códigos de terceiros geralmente não podem ser otimizados pelo servidor e um grande vilão de desempenho.
  4. Finalmente, utilize tema de qualidade sem inchaço de código. Recomendamos o AstraWp, muito simples de customizar, possui recursos avançados e é super otimizado para desempenho.
    Para conhecer o AstraWp clique aqui.

Como instalar o WordPress na Digital Ocean | Vídeo aulas passo a passo

Video aulas sobre WordPress

Lhe agradeço por chegar até aqui. Então vamos as vídeo aulas passo a passo.

Acredito que é mais fácil aprender todas as configurações através de vídeo aulas.
Por isso peço que CLIQUE AQUI para acessar 4 aulas gratuitas

Conclusão

Conclusão sobre WordPress e servidores cloud

Espero que esse post tenha contribuído ao seu conhecimento e a seu projeto digital.
Se de alguma maneira lhe ajudei peço que compartilhe esse post em sua rede social favorita. Quem sabe esse conteúdo também ajude seus amigos.

Se você quer se aprofundar sobre configuração de Servidores Cloud, WordPress, Mautic entre diversos outros que vem de encontro a qualquer projeto digital veja os cursos do Gerenciando Web.
Nossos cursos são passo a passo e nossos alunos tem acesso completo a nossa comunidade através da qual auxiliamos nossos alunos em seus projetos.
Clique no link acima e confira nossos cursos e treinamentos.

Se ficou com dúvidas ou tem sugestões comente.
Até o próximo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *